sexta-feira, 5 de abril de 2013

Centopeia com receita (e um pouco sobre participação em revistas)

Muito bem! Mais uma sexta-feira (que delícia chegar sexta-feira em casa!)
Hoje ainda não tenho os links para os melhores da semana prontos, mas trouxe uma receita de amigurumis para vocês!
Em agosto passado, uma editora entrou em contato, me convidando para participar de uma revista, um especial sobre amigurumis. Infelizmente, a revista acabou não saindo. Me enviaram as fotos feitas no estúdio e resolvi publicar aqui para vocês.



Sobre a participação em revistas. 

A querida Sônia Maria deixou uma mensagem na minha última postagem que me fez pensar. O que tem acontecido muito é algumas revistas se apropriarem de receitas ou peças garimpadas em blogs como os nossos e dizerem que é de um ou outro artesão (que concorda em executar e ceder ou emprestar a peça). Essa não é uma novidade. Há anos vejo várias receitas publicadas como "originais", que, na verdade, são cópias ou traduções de peças vistas em blogs americanos e europeus (eu também traduzo - atualmente somente para mim - receitas, mas sempre peço autorização da autora da receita). Isso sempre me incomodou.
Eu já participei de duas ou três publicações e há mais uma peça (estas bonecas) que sairá numa revista nos próximos meses. Algumas editoras apenas convidam; outras pagam as peças.
Eu sempre aceitei os convites não pelo dinheiro (como sabem, minha profissão é outra e ganho bem nela), mas para divulgar a arte dos amigurumis tão pouco divulgada no Brasil.
Entretanto, a falta de cuidado na escolha editorial e a falta de valorização de peças e artesãos para a qual a Sônia chamou a atenção me fez pensar... Não sei se contribuirei com novas revistas. Prefiro publicar as receitas aqui, ainda que possam ter um alcance menor.
Quanto à proteção das peças (fui muito pouco vítima de cópias até agora - ainda bem!), vou pesquisar a legislação que envolve o artesanato e falo para você!
Um beijo e um ótimo final de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por sua visita!
Seu comentário é muito importante para mim!
Grande abraço,
Debora